Espaço ITEC Cidadão



Para quem entra pelos principais portões da UFPA e, em meio a tanta correira não consegue olhar o verde exuberante o qual a universidade preserva e reserva grandes surpresas, não identifica grandes refúgios, para desligar-se do mundo conectado e constantemente em atraso.

Entre muitos espaços que a UFPA oferece, podemos destacar com encanto o Espaço ITEC Cidadão, encravado sobre os bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, paisagismo que compõe a orla do igarapé do Tucunduba. Um local que vai muito além de uma paraiso e morada de um dia tranquilo, o espaço oferece uma oportunidade de fazer e ser cidadão. Liderado por uma amante assumida do meio ambiente e responsabilidade social, que reuni forças a mais de duas décadas, Gina Calzavara nos diz que o espaço ciadadão é uma forma de integrar o ITEC tanto internamente, com suas 9 faculdades, quanto com os outros institutos que compõem a UFPA. Para isso, Calzavara se posiciona no compromisso de extensão que cada faculdade deve exercer, não somente por uma idéia de obrigação, sobretudo com o intuito de capacitar futuro profissionais com a percepção da responsabilidade com o meio ambiente e sua utilidade perante uma comunidade carente de oficios que o ITEC especializa.

Nesta vertente, o ITEC possui uma vantagem ao ampliar e dividir seu foco em várias áreas. Embora que a pesquisa ainda absorve grande parte das atenções, é na extensão que ela tem chance de fazer seu serviço à comunidade, sendo assim o Espaço Cidadão sempre está de portas abertas para discentes e docentes para que eles façam um exercício de humanidade.

Atualmente, o espaço é aberto para comunidade em geral. É marcante a presença do grupo de 3ª idade que participa das atividades de reciclagem e criação artística, é o único grupo assistitdo com agenda fixa, todas as terças e quintas. Além de projetos como o Grupo de xadrez, todas as sextas.

Contatos pelo e-mail: convivencia@ufpa.br ou através do telefoe do Espaço ITEC Cidadão: (91) 3201-7945