Sobre

Há algum tempo atrás os poucos enxadristas que tínhamos pelo campus se encontravam dispersos pela UFPA. Praticando Xadrez em grupos isolados, de tal forma que um não sabiam da existência do outro. A partir dessa realidade, comecei a pensar... Porque não tentar criar um grupo de Xadrez, organizar eventos, ensinar a interessados e através disso promover mais integração entre alunos, professores, servidores e visitantes.

Então comecei a ensinar amigos, e estes amigos, outros amigos... E em pouco tempo já víamos muitas pessoas juntando-se a nós, seja aprendendo conosco ou se identificando com nossa proposta. Foi então que me senti motivado a tentar algo maior. Adquiri material enxadrístico em grande quantidade para começar a ampliar nosso raio de ação, busquei nos meus amigos de tabuleiro parceiros para me ajudar nessa caminhada.

Em pouco tempo já tínhamos pessoal e material, mas não um local adequado para nossa prática. Até então levávamos nosso Xadrez em nossas mochilas para, num momento oportuno, usar onde fosse possível; fosse às salas de aula, bancos por aí ou no chão mesmo pelos corredores. Mas um dia, explorando um novo lugar onde pudéssemos praticar Xadrez, conhecemos o Espaço ITEC Cidadão e sua coordenadora que nos convidou para uma parceria experimental, disponibilizando para comunidade universitária Xadrez todas as sextas pela manhã e início da tarde.

Buscamos adequar nossa atividade a proposta do espaço vinculando a prática do Xadrez a questões de meio ambiente, sustentabilidade e responsabilidade social. Nosso grupo ficou responsável por aquecer a captação de garrafas PET para o programa de coleta seletiva solidária, sempre buscamos fazer eventos valorizando a coleta deste item, que é nossa contrapartida pelo espaço que nos foi concedido para a prática do Xadrez.
Nosso trabalho tem rendido bons frutos, principalmente no que tange a consolidação de um campus muito mais integrado; através de uma atividade lúdica e construtiva promovemos uma troca de experiência entres os mais variados usuários do espaço, conseguindo resultados além do tabuleiro.

Este grupo tem fortalecido o Xadrez universitário como esporte, em 2011 toda a delegação que representou o Pará nos “JUBs 2011 – Xadrez” era composta de alunos da UFPA. E temos potencial para formar grandes enxadristas na UFPA.

Acreditamos que podemos crescer ainda mais, e por isso buscamos e estamos abertos a novas parcerias para fazer do Xadrez na UFPA, uma referência.