segunda-feira, 7 de novembro de 2011

O Exército e os Bosques da UFPA

O Instituto de Tecnologia-ITEC-UFPA, através do Espaço ITEC Cidadão e seus parceiros articulou parceria com o General-de-Divisão Carlos Roberto de Souza Peixoto, Comandante da 8a. Região Militar e 8a. Divisão do Exército, para mobilização da comunidade universitária em favor dos projetos e iniciativas da comunidade acadêmica , numa ação de estímulo à consciência- cidadã em prol da construção e consolidação de uma cidade universitária mais solidária e sustentável. A integração com o Exército ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro (quinta e sexta-feira) , no horário de 8:00 às 16:00 h, nos bosques Camilo Viana e Benito Calzavara, campus profissional, ao longo do Rio Tucunduba, e objetiva além de apoiar e ampliar a visibilidade dos projetos abaixo relacionados, estimular Professores, alunos e técnico administrativos na idealização, elaboração e execução de projetos sustentáveis para a cidade universitária que priorizem os bosques.



1. Projeto Uniterci (ICSA); 
2. Projeto Caminhar (HUBF);
3. Projeto de Implantação do Jardim da Saúde (Fac. de Fármacia); 
4. Projeto de Resgate de Orquideas, Bromélias e Samambais(Numa-Itec-Prefeitura);
5. Projeto Xadrez Ambiental (Acadêmicos de diversos cursos)
6. Projeto Vida Digna (Arquivo Central); 
7. Projeto de Acolhimento de Pássaros (em articulação); 
8. Projeto Coleta Seletiva Solidária (Prefeitura).

A proposta do Espaço ITEC Cidadão procura integrar as ações em torno de Bosques, Jardins, Pomar e Horta- Um Espaço de Convivência, portanto, pedimos que visitem nossos bosques e mobilizem doação de plantas ornamentais, medicinais, frutiferas...,vasos e materiais diversos de jardinagem (novos ou usados), garrafas pets, ração, acessórios e remédios para cães, tabuleiros e relógios de xadrez; casinhas e bebedouros para pássaros,livros didáticos , bem como materiais variados para as oficinas de artesanato e, principalmente, voluntários dispostos a melhorar a apropriação de um espaço público que procura resgatar a qualidade de vida das pessoas.

No caso do Xadrez, enfatizamos doação de garrafas PET (item que o grupo de xadrez se incubiu de coletar). Estas garrafas serão usadas na decoração de natal nos bosques da UFPA, quanto mais garrafas... Mais bonita a decoração! Posteriormente estas garrafas serão doadas para o programa de coleta seletiva. Na sexta teremos a partir das 9h mesas livres a disposição do público e oficinas, a partir das 10h organizaremos um torneio, com premiação, para até 20 pessoas (com possibilidade de extensão) que fizerem a doação de garrafas PET. Com uma simultânea ao final do torneio e o sorteio de um brinde para os que participaram integralmente do evento.

4 comentários:

  1. Torneios de Equipes dia 15... formem já as suas.... www.fexpa.org.br

    ResponderExcluir
  2. Lembra a Professora do dia 13.. palestra do CCFC...

    ResponderExcluir
  3. Opa! Formaremos :) Bem, melhor você falar pessoalmente com ela pelo 3201-7945 (Telefone do Espaço ITEC Cidadão) entre 8h30min e 14h para ser mais certo.

    ResponderExcluir